quinta-feira, fevereiro 15, 2007

colegas de prazer

um site sobre fãs de comida e bebida, como nós. só que mais sérios :)

notas de degustação

dica do polzonoff.

domingo, fevereiro 11, 2007

café demais?



na mania de experimentar vários grãos de café em casa, notei que tenho 5 pacotes abertos na geladeira.

quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Terraço Itália

“Noite esperada, bela, tépida... Sem poder ver as estrelas segui por entre as terras outrora conquistadas pelos Bandeirantes, rumo à planície, tendo como guia apenas a amizade, ainda que desconhecida. Um encontro: a amiga vem tímida, mas com um sorriso estampado que, diferentemente das estrelas daquela noite, não se apagava nem por um instante. Subimos um pouquinho, na verdade, cento e sessenta metros, pois queríamos estar mais pertinho do céu. Mais um encontro: vi rostos desconhecidos, mas minh´alma, também tímida como ela faz questão de ser, reconheceu os espíritos semelhantes que ali estavam e sorriu. Começa a aventura: frutos de oliveira, manteiga, foie gras e pão foram nossos anfitriões. Simples, mas cada um trazendo seu recado, de uma maneira peculiar. Água, cristalina, pura, viva, regava a conversa que fluía descompromissada. Por um momento, o céu nos convidou a sair, respirar, olhar com olhos novos o que já tínhamos visto de outras vistas. Por um instante parecíamos crianças, a alegria era visível em cada rosto, só por estar ali, contemplando do alto o palco de nossas vidas... Será que é assim que o Criador nos vê? Sonhamos aquele sonho e voltamos, ainda havia mais... Escolheu-se o vinho, de vinhas vizinhas de nossa terra ele chegou... simples, macio, caloroso, veio derramando-se em nossas taças, brilhando e refletindo rubro a luz trêmula das lamparinas que iluminavam nossos rostos, quase que sem querer. Fizemos escolhas e confesso que fui levado pelo momento pois, estando naquele lugar, me ocorreu de alimentar-me com presentes da terra que ali se representava. Funghi porcini, suculentos e saborosos, fizeram um risoto consistente, charmoso diria eu. Cada um se alegrou com um sabor e digo que vi rostos felizes ali. Pelo salão desfilavam homens que por vezes não notavam nossas presenças, talvez por serem discretos... será que tímidos como eu? Agora é chegado o momento de trazer doçura à mesa, de trazer contrastes para nossos paladares... Tiramissu... envolto por uma tênue casquinha de chocolate... ah... chocolate... como amo... O tiramissu? Nem me lembro mais dele, o chocolate o ofuscou... também, o tiramissu não se esforçou para ser visto, melhor, sentido. Por fim, após um festival de variedades de sabores e sentidos, fomos unânimes, café para todos. Preferia que nessa hora tudo tivesse sido como dizia Proust: “O simples, quase sempre é melhor...” Mas não foi assim. Grandes vasos para acolher pequenina bebida, que não possuía o calor que esperávamos. Confesso, tudo se fez confuso nesse momento, um pouco da China, da Arábia, do Peru... afinal, canela, café, chocolate... são personalidades tão fortes, que se desentenderam e acabaram por discutir sem chegar a uma conclusão. Há sabores mais especiais, eu sei, bebidas mais calorosas, não duvido, mas, momentos são únicos e assim foi, simples, único, ímpar... Cada um levou o seu sabor, deu seu toque de tempero e, todos juntos, fizemos nosso prato, “Belle nuit ao molho Ligue dês Gourmandes”.

sexta-feira, fevereiro 02, 2007

uma receita de verão

o tzatziki é uma salada ou entrada de origem turca que é deliciosa e perfeita para os dias quentes. fiquei apaixonada pela receita quando vi a musa máxima, nigella, preparando e comendo com tamanho gosto essa salada refrescante.

só ouvi a receita e nesta semana resolvi testá-la. o problema é que, claro, esqueci ingredientes e dei uma inventadinha básica, senão não seria eu :D mas ficou maravilhosa e eu recomendo que aproveitem o calor para experimentar.

ingredientes
3 pepinos japoneses
1 copo de coalhada (gosto mais, foi o que usei) ou iogurte
2 dentes de alho (esqueci, tem cabimento?)
2 colheres de sopa de hortelã picado (dica da musa nigella)
1/2 limão (invenção minha)
sal
azeite de oliva

utensílios
vasilha para preparar (e servir, se não quiser sujar mais uma)
faca de legumes ou coisa assim

modo de fazer
descasque, tire as sementes (descarte) e corte o pepino em quadradinhos. dica: eu corto o pepino no sentido do comprimento e tiro as sementes com uma colher de café, "raspando". coloque na vasilha.

pique o hortelã, junte ao pepino. coloque o iogurte ou coalhada, o alho picadíssimo, limão, sal e o azeite. misture tudo, experimente e ajuste o sal a gosto.

sirva gelado (juro que é só isso e é maravilhoso!)

Marcadores: