sexta-feira, fevereiro 02, 2007

uma receita de verão

o tzatziki é uma salada ou entrada de origem turca que é deliciosa e perfeita para os dias quentes. fiquei apaixonada pela receita quando vi a musa máxima, nigella, preparando e comendo com tamanho gosto essa salada refrescante.

só ouvi a receita e nesta semana resolvi testá-la. o problema é que, claro, esqueci ingredientes e dei uma inventadinha básica, senão não seria eu :D mas ficou maravilhosa e eu recomendo que aproveitem o calor para experimentar.

ingredientes
3 pepinos japoneses
1 copo de coalhada (gosto mais, foi o que usei) ou iogurte
2 dentes de alho (esqueci, tem cabimento?)
2 colheres de sopa de hortelã picado (dica da musa nigella)
1/2 limão (invenção minha)
sal
azeite de oliva

utensílios
vasilha para preparar (e servir, se não quiser sujar mais uma)
faca de legumes ou coisa assim

modo de fazer
descasque, tire as sementes (descarte) e corte o pepino em quadradinhos. dica: eu corto o pepino no sentido do comprimento e tiro as sementes com uma colher de café, "raspando". coloque na vasilha.

pique o hortelã, junte ao pepino. coloque o iogurte ou coalhada, o alho picadíssimo, limão, sal e o azeite. misture tudo, experimente e ajuste o sal a gosto.

sirva gelado (juro que é só isso e é maravilhoso!)

Marcadores:

5 Comments:

At 10:47 AM, Blogger Unknown said...

Zel,
vim pela mão do drops :O)
por conta da sua boa propaganda e do bom gosto culinário da fal and friends, fui, em pleno inverno bernese, hoje pela manhã atrás de um pepino espanhol orgânico e ontem à noite, fiz a minha tão saudosa receita de coalhada. Sinceramente, essa salada é boa demais! Até no inverno, até sem menta!
beijo grande,
glau

 
At 9:56 PM, Blogger Zel said...

glau, não é? tou viciada :D fiz de novo essa semana e...

posso confessar uma coisa aqui? preferi SEM alho (e olha que eu sou fã). fica mais leve!

beijão :)

 
At 6:16 PM, Blogger Weno said...

eu fiz! e ficou ótimo. o alho deixa marcante, mas da próxima vou fazer apenas com um dente.

outra alteração de leve foi usar iogurte natural (feito em casa) que fica beem suave.

 
At 9:24 AM, Blogger Helena said...

Zel, quando vc quiser variar, passa no liquidificador que vira uma deliciosa e refrescante "sopa frio de pepino ao iogurte".

 
At 1:00 AM, Blogger Unknown said...

muito boa mesmo.

 

Postar um comentário

<< Home