quarta-feira, fevereiro 27, 2008

pudim de capuccino



ingredientes
1 xícara de açúcar (para a calda)
1 lata de leite condensado
2 latas de leite (meça na lata de leite condensado)
3 ovos
1 xícara de cacau em pó
1 colher de sopa de café solúvel dissolvido em um tico de água (só pra não ficar grãozinho)

utensílios
panela pequena para fazer a calda
colher de pau para a calda
forma de pudim (aquela com furo no meio)
forma grande e alta (que caiba a forma furada dentro) para fazer o banho-maria
liquidificador ou fué (batedor de ovos)

como fazer
comece com a calda: coloque na panela o açúcar em fogo médio (observe com cuidado) e deixe derreter. não é preciso mexer, vai prestando atenção, o açúcar muda de cor e derrete. ao derreter, coloque 1 xícara de água e deixe misturar (agora pode mexer) até que fique uma calda líquida porém não aguada. tem um jeito de saber se está bom: coloque a colher na calda e tire devagar, puxando a colher para o alto, pra formar um "fio". se a calda formar fio bem fino e quase secar, está pronto. cuidado pra não queimar, hein?

enquanto faz a calda, deixe a forma furada à mão, porque quando a calda estiver no ponto você deve jogá-la rapidamente na forma e espalhar. você pode espalhar com a colher, recobrindo toda a superfície interna da forma (inclusive a parte em volta do furo!) ou pode fazer como eu: jogue a calda toda dentro da forma e vá virando a bichinha pra todos os lados, espalhando. tem um detalhezinho aqui: se a calda estiver meio dura, vai ser um inferno de espalhar; se estiver muito mole, vai juntar tudo no fundo! acertar o ponto da calda é uma arte, a gente só pega jeito com o treino (e mesmo assim às vezes erra). não desanime: mesmo que a calda não fique perfeita o pudim não vai ficar ruim.

agora deixe a forma lá esfriando e faça o pudim: bata os ovos, o leite e o leite condensado até misturar bem (para um pudim de leite normal, você pára aqui e manda pro forno). junte o chocolate em pó e o café, misture muito muito bem e coloque o líquido na forma caramelada.

o banho-maria. você não sabe o que é? vou explicar: é quando você cozinha usando a água para manter o cozimento lento e uniforme (veja a definição aqui). faça assim: coloque água na forma maior (metade dela costuma ser suficiente) e então coloque a forma furada.

leve ao forno médio por cerca de 1 hora e meia, vá prestando atenção às bordinhas do pudim. pra ver se está bom, espete um palito de madeira - quando sair seco é porque está bom!

Marcadores: ,

1 Comments:

At 10:26 AM, Blogger Weno said...

eu fiz, só para aproveitar o forno que já estava quente para assar toradas... ficou muito bom!
só que a minha xícara de cacau em pó foi meio no olho e a cor final ficou bem mais intensa do que o da foto.

se eu tirar um ovo ele deve ficar mais macio, será?

 

Postar um comentário

<< Home