sábado, setembro 07, 2013

Chá da Tarde: Teekettle

Buscando opções em casas de chá na metrópole nos deparamos com uma dura realidade: elas estão desaparecendo a olhos vistos! Mesmo casas tradicionais e afamadas como As Noviças, simplesmente fecharam sem nenhuma prévia comunicação, sinal de fumaça, nada. Ainda mais triste são os guias de restaurantes, que continuam trazendo listadas estas casas, como se abertas e operantes estivessem, contribuindo para a frustração dos clientes, que se deparam com portas fechadas ao chegar ao destino.
Decidimos então empreender uma verdadeira caça às casas ainda remanescentes. Uma das surpresas mais interessantes por enquanto foi a Teakettle. A resenha da Veja não é 100% correta, como pudemos certificar ao vivo, mas na falta de um website da casa, vale para dar uma ideia.
A casa é uma daquelas antigas, num endereço tradicional da Chácara Santo Antonio. A fachada sóbria deixa dúvida, mas faz bem seu papel de esconder o jogo da joia de ambiente que se abriga - das várias antesalas e salas, ao quintal arborizado e lindamente decorado com cadeiras e sofás confortáveis, árvores centenárias e eles, os macaquinhos tão comuns no entorno do Parque Severo Gomes, na região.

O cardápio de chás deixou a desejar - anuncia uma centena deles, mas na prática a oferta fica reduzida ao menu degustação, com pouco mais de uma dezena de opções embora muito atraentes.

Para acompanhar o chá, bolinhos em receitas tradicionais perfumam o ambiente no entorno da cozinha. E para quem chegar perto do horário de refeição ainda é possível almoçar tranquilamente nas mesinhas do quintal. Ou arriscar umas melodias ao piano, disponível na última antesala com vista para o jardim. Vale conferir!

Teakettle. Rua Alexandre Dumas, 1049, Chácara Santo Antonio, São Paulo.

Marcadores: ,