sexta-feira, janeiro 05, 2007

o primeiro post a gente nunca esquece

olá a todos, aqui estou eu! diferente do que a sheilinha vendeu pra vocês, eu não sou uma chef :) diria que sou tão-somente uma cozinheira doméstica que arrisca e petisca bastante!

não sei quando comecei a cozinhar, pois minha mãe sempre nos incentivou a ajudar na cozinha e na casa. cozinho sozinha (com dicas da minha mãe e do meu pai) desde os 11 anos. fazia, com essa idade, refeições completas (embora simples) para os demais da casa -- pai, mãe, 2 irmãos. já errei bastante na cozinha, o que é uma das coisas mais importantes para aprender. não há como cozinhar bem sem praticar, cozinha não é mágica! (embora uma pitadinha dela seja sempre bem-vinda :D)

cozinhar não é dom, não é algo que simplesmente se faça bem ou não. cozinhar é principalmente experimentar, tentar, fazer de novo e finalmente encontrar a sua forma de fazer as coisas. receitas são utilíssimas, mas você não deve sempre segui-las à risca. caso você não tenha chance de errar -- por exemplo: há um monte de convidados aguardando seu prato principal -- vá pelo caminho mais seguro, é claro. mas adote a cozinha como lazer, deixe-se experimentar e errar. acredite: é divertido!

para começar não vou indicar restaurante e nem elucubrar muito, vamos colocar a mão na massa: uma receita! essa delícia sequer vai ao fogo. sabendo ir ao supermercado comprar os ingredientes e tendo um liquidificador você está qualificado para fazê-la. sem desculpas :)

o gaspacho é uma sopa fria de origem espanhola, que ganhou os tomates depois do descobrimento da américa (aliás, essa fruta invadiu e dominou o mundo todo! um dia falo mais dela). era feita originalmente com os demais ingredientes e algumas folhas, mas é sempre servida fria, ou seja, é ideal para o verão.

minha receita é mais simples do que esta que indiquei no link, mas ainda assim é deliciosa. tente!

ingredientes
5 tomates despelados e sem semente (de preferência bem maduros, a cor da sopa fica mais bonita)
100g de pepino sem casca e sem sementes
1 dente de alho
1 cebola pequena
2 fatias de pão (eu usei francês adormecido, era o que eu tinha)
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá rasa de sal
1 colher e 1/2 de sopa de vinagre branco

acessórios
liquidificador ou mixer
faca para cortar um pouco os legumes antes de bater
sopeira ou coisa parecida para guardar depois na geladeira

modo de fazer
pique grosseiramente todos os legumes e o pão (pra facilitar a vida do liquidificador), coloque todos os ingredientes no liquidificador/mixer e bata bem, até ficar homogêneo. coloque na geladeira e sirva bem gelado (depois de 4-6h).

dica
pra despelar tomates é fácil: esquente um montão de água (panelão cheio) e quando ferver, desligue e mergulhe os tomates inteiros na água. em pouco tempo a casca começa a soltar e você pode descascá-los com mais facilidade (a semente é só abrir o tomate e tirar com a mão mesmo).

apresentação
(devo admitir que a apresentação dos pratos não é meu forte... sou preguiçosa demais pra me dedicar à montagem do prato, mas vou procurar sempre dar uma ou outra dica)

diz-se que para servir essa sopa você pode enfeitar com pepino e pimentões coloridos picadinhos. deve ficar lindo!

Marcadores:

2 Comments:

At 12:29 AM, Anonymous Anônimo said...

oba! ;-)

 
At 10:31 AM, Blogger Cris said...

Oi, primeira vez aqui, cheguei aqui porque ontem fiz tzatziki e estava tentando achar variações da receita.

 

Postar um comentário

<< Home