quinta-feira, janeiro 18, 2007

torta holandesa

essa receita foi passada pela minha mãe, a pedidos. é uma torta gostosa mas um pouco pesada pro meu gosto. os fãs de creme de leite e manteiga vão comer ajoelhados!

ingredientes
200g manteiga sem sal
200g açúcar
3 gemas (opcional, minha mãe não gosta e nem eu)
1 cálice de conhaque
500g de creme de leite fresco
200g de chocolate meio amargo
2 pacotes de bolacha maria
10 bolachas cobertas com chocolate (podem ser usadas algumas bolachas maria, cobrindo com um pouco do chocolate meio amargo)

utensílios
forma de aro removível, alta
batedeira ou batedor de ovos
vasilha para derreter o chocolate
vasilha para bater a manteiga com o açúcar

como fazer
bata o creme de leite até ganhar um pouco de consistência (não é para virar chantilly, deve sair do estado líquido mas sem ficar cremoso demais) e coloque na geladeira. bata a manteiga e açúcar vigorosamente até dobrar de volume. adicione à mistura de manteiga e açúcar as gemas peneiradas, uma a uma e coloque o cálice de conhaque no final. misture à mão (delicadamente) o creme de leite batido e a mistura de manteiga e açúcar, até homogeneizar.

coloque as bolachas (secas) no fundo da forma de aro forrando tudo. coloque na lateral da forma as bolachas cobertas de chocolate. DICA: se não tiver bolachas já cobertas, basta banhar algumas bolachas no chocolate derretido que você vai ter que fazer na seqüência e deixar secar um pouco antes de usar.

na forma já preparada com as bolachas, alterne camadas do creme preparado antes com bolachas, até encher, acabando com o creme (procure não encher até o fim, para que as bolachas laterais apareçam).

para finalizar, derreta o chocolate meio amargo em banho-maria e despeje por cima do creme com cuidado, cobrindo completamente.

leve ao freezer até a hora de servir e depois se acabe de comer. já provei e aprovei!

Marcadores:

2 Comments:

At 12:56 AM, Blogger Unknown said...

Eu fiz mas não saiu uma maravilha =/
hehe o chocolate entrou na massa e ficaram uns toloções de chocolate por toda a massa... não saíu de maneira que ninguém conseguisse comer, mas ainda não chegou à torta holandesa esperada! vou continuar tentando! ;)
Beijo linda

 
At 1:06 AM, Blogger Zel said...

eliane, pode ser que o creme não estivesse denso o suficiente. tente bater mais um pouquinho na próxima :)

o sabor ficou bom?

 

Postar um comentário

<< Home